6 de abril de 2008

You Too

Na então Baile Átha Cliath(Dublin) em 25 de Setembro de 1976, um jovem de apenas 14 anos chamado Larry, pôs um anúncio na sua escola à procura de músicos para uma nova banda, o anúncio resultou num grupo de 5 elementos batizado de "Feedback", que incluía Larry na bateria, Adam no baixo, Paul na voz, Dave na guitarra e o irmão de Dave, Dick, também na guitarra que deixou a banda em Março de 1978.


(Larry Mullen Jr. 46 anos)

O nome “Feedback” durou apenas 18 meses e foi substituido por "The Hype" e com o novo nome a banda levou o prêmio para a descoberta de novos talentos em Limerick na Irlanda em 17 de Março de 1978, dois anos depois de sua criação.

A banda foi ganhando reconhecimento na Irlanda, e em pouco tempo já atingia o topo da lista das bandas mais ouvidas do país, uma das grandes resposabilidades da popularidade do grupo era Paul, por estar sempre muito envolvido a defesa dos direitos humanos, envolvimento este que encomodava os integrantes e que futuramente iria quase acabar com o grupo.

Steve Averill disse que o nome "The Hype" era fraco, que não condizia com o talento e musicalidade da banda, foi então que Adam, um apaixonado por aviação sugeriu que o nome fosse trocado por “U2” nome de um avião-espião utilizado pelos EUA durante a Guerra Fria o extinto Lockheed U-2.



Nome este que se mantém vivo até os dias atuais, carregando consigo mais significados, um deles é de que o nome foi baseado na filosofia do grupo, que acredita que a audiência faz parte da música e dos espetáculos e como tal "you too" ("Você também") participa do espetáculo, uma das versões adotadas também, principalmente pelo vocalista Paul (Bono Vox) é de que todos nós podemos fazer tudo que desejarmos infatizando o fato de que nós podemos também mudar as "coisas".

A banda sempre teve laços religiosos muito fortes ligados ao cristianismo, Bono sempre fez questão de demonstrar isso na banda e na idéia de fortalecer a humanização mundial.

“Eu penso que, no final das contas, o grupo é totalmente rebelde por causa de nossa postura contra aquilo que as pessoas entendem ser rebeldia. Aquela coisa toda de estrelas do rock jogando seus carros dentro da piscina – isso não é rebeldia... Rebeldia começa em casa, em seu coração, em sua recusa de comprometer suas crenças e seus valores...”
(Trecho da fala de Bono durante um show)


Muitas de suas músicas estão ligadas a fatos marcantes e mensagens extraidas das raizes religiosas dos integrantes, raizes essas que produziram “Walk On – A jornada espiritual do U2” (W4 Editora, 188 págs.) escrito por Steve Stockman.



O acervo musical da banda é vasto e já foi levado a vários lugares do planeta através das suas turnês; U2-3 (1979-1980), Boy Tour (1980), October Tour (1981-1982), War Tour (1982-1983), Unforgettable Tour (1984-1985), Joshua Tree Tour (1987), Lovetown Tour (1988-1990), Zoo TV Tour (1992-1993), Popmart Tour (1997-1998), Elevation Tour (2001) e Vertigo Tour (2005-2006) última turne do grupo que teve como palco também o Brasil.

O grupo também possui 11 Álbuns de Estúdio Boy (1980), October (1981), War (1983), The Unforgettable Fire (1984), The Joshua Tree (1987), Rattle and Hum (1988) o qual eu tenho,Achtung Baby (1991), Zooropa (1993), Pop (1997), All That You Can't Leave Behind (2000) e How to Dismantle an Atomic Bomb (2004), sendo que de todos estes na maior parte eu possuo a discografia completa, mais em CD, apenas 3, aproveito para salientar que aceito qualquer proposta de compra de material ou doação.

A história do U2 é longínqua e possui um conteúdo riquíssimo para qualquer pessoa se admirar, seja ela nascida na década de 80 no auge da banda ou até mesmo os fãs mais novos, já que a importância do U2 não se restringe apenas na musicalidade mais no papel político e social que eles possuem e o quanto ele ainda é fundamental em muitos países, principalmente os pobres.

Fica como end uma das maiores mensagens de Bono ao mundo.




2 comentários:

Unknown disse...

Ai, Bono Vox é demais, né?
Adoro, adoro, adoro!!
Pena, muita muita pena, que não tive grana pra ia a seu show, aqui em Sampa!
Quem sabe da próxima!

Obrigada pela visita em meu site!
Abraços!

Transplante de Cabelo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Transplante de Cabelo, I hope you enjoy. The address is http://transplante-de-cabelo.blogspot.com. A hug.