22 de março de 2008

Páscolepticia

Chegou da escola e foi logo largando a mochila no sofá, caminhou até a cozinha e no caminho foi tirando o calçado e as meias encardidas, abriu a geladeira azul e tirou uma maça vermelha, deu uma boa mordida que gelou os dentes amarelos por falta de escovar.

Pulou na metade da sala direto para o sofá, a mochila já foi empurrada com os pés para o chão de madeira, ligou a televisão; estava nos comerciais, uma menina loira com cara de almofada ia falando toda empolgada sobre ovos e biscoitos de páscoa, Anita se dispersou com um barulho que vinha do portão, era sua mãe chegando do trabalho e agradecendo a carona.

“Já chegou meu amor?” disse a mãe abatida de um dia de trabalho cheia de sacolas do mercado, “Foi no mercado? Compro meu presente de páscoa?” falou Anita ansiosa; a mãe constrangida ia falar se não fosse a vizinha gritar da cerca que dividia o terreno dela.

Anita foi logo abrindo as sacolas que continham somente algumas verduras e moedas soltas no fundo que ela tratou de guardar no bolso menor da mochila, enquanto a mãe fofocava na cerca, a menina preferiu se certificar de que o presente de páscoa estaria escondido no quarto da mãe; e não estava.

A mãe voltou mais aliviada e realizada por saber das novidades da vizinhança, e notou que a filha já estava dormindo no sofá, ficou pensando no que ia falar para Anita, sobre não ter comprado os ovos de páscoa,mais não achou solução cobriu a menina e foi deitar, começou a rezar para Nossa Senhora Aparecida e acabou cochilando de luz acessa.

Acordou e apagou a luz que ficou ligada à noite toda, molhou os cabelos armado e deu um beijo em Anita que na coberta estava enrolada, tomou um café rápido e desenrolou um chicle de menta e se deu o trabalho de mascar, foi na padaria e comprou pão, rosquinha, doce de ameixa, bolacha Maria, e balas de iogurte rosa, pagou tudo a vista com dinheiro amassado e uma nota de um real com fita adesiva.
E os ovos de Páscoa? Anita não teria, a mãe não tinha dinheiro para comprar.

Anita acordou tomou leite e comeu pão seco que estava em cima da mesa com o pano em cima, pegou a mochila e foi estudar sabendo que hoje as aulas seriam o dia inteiro e depois ainda teria que fazer trabalho na casa de uma colega; a mãe chegou e viu a porta aberta deu inicio a comilança, e Anita não sabe qual a razão de não ter ganhado nada de páscoa.

___

Troca-se ovos de páscoa por sabedoria.
Bis branco por inteligência.
Balas sortidas por sonhos de criança!

Nenhum comentário: